Experiência 4
O que acontece às poças de água?
Material
- 3 pratos
- 2 frascos iguais, um com tampa
- água
- copo pequeno
A água evapora
Quando chove formam-se poças de água sobre as quais poderás saltar logo que a chuva pare. Mas não demores porque, se o sol voltar, elas depressa desaparecem! O que acontece à água das poças? Porque desaparecem? Que poças desaparecem mais depressa? E porque desaparecem umas mais depressa que as outras?
Num dia de chuva, quando a chuva parar vai ao quintal com os teus amigos procurar poças de água. Com um giz branco ou de cor faz um risco à volta das poças ``mais bonitas'' que estejam em cima de cimento ou alcatrão, bem perto da água. Passado uma hora volta ao quintal e vê as poças marcadas. O que observas? Qual diminui mais? E qual diminui menos? Porquê?

Consegues imaginar uma experiência para perceberes o que se passa? Vamos fazer as nossas ``poças'', umas maiores, umas menores, umas mais fundas outras menos fundas, umas ao sol outras à sombra. Usa o copo como medida e deita igual quantidade de água em todas as vasilhas: três pratos iguais e dois frascos iguais. Tapa um dos frascos.
Pega nos três pratos e os frascos e leva-os para o quintal de manhã. Põe um dos pratos ao sol e o outro à sombra. Pega no terceiro prato e nos frascos e põe-os todos juntos num local que gostes. Podes preparar mais pratos ou frascos para colocares noutros locais. Deita em todos a mesma quantidade de água.
À tarde volta ao quintal ver o que aconteceu! Qual é o prato com mais água: o que está ao sol ou o que está à sombra? Tem mais água o prato ou os frascos? Qual dos frascos tem menos água o que tem tampa ou o outro? Como consegues comparar a quantidade de água nos pratos com a água nos frascos?
A água desapareceu porque se transformou num gás (vapor de água) muito leve, que sobe no ar: dizemos que a água se evaporou. O mesmo acontece à água dos lagos e mares. Esta água evaporada é que forma as nuvens!
