Experiência 1

 

Quanto choveu?

 

Material

 

  • vasilhas transparentes de tamanhos e formas diversas, com o área da base igual ao topo
  • garrafa de plástico de 1.5 l
  • fita adesiva
  • régua, caneta de tinta não solúvel
  • vaso de barro um pouco mais largo que a garrafa
  • papel quadriculado

 

Um medidor de chuva

Nos dias de chuva sentas-te à janela à espera que a chuva pare para poderes ir brincar. Por vezes a chuva é forte e cai muita água do céu. Noutros dias caem gotinhas pequeninas. Haverá maneira de saber em que dia chove mais e em que dia chove menos?

 

 

\begin{figure}
\begin{center}\mbox{\epsfig {file=chuva1.eps,width=12cm}}
\end{center}\end{figure}

 

 

 

Num dia de chuva põe diferentes vasilhas de tamanhos e formas diferentes, de preferência todas transparentes para poderes comparar facilmente a altura de água nelas, a recolher chuva no quintal. Escolhe locais que apanhem bem a água da chuva!

No final do dia recolhe todas as vasilhas com cuidado para não se entornar a água. Compara a altura de água nas diferentes vasilhas. O que concluis?

Se te perguntarem ``Quanto choveu?'' poderás indicar a altura da água numa vasilha: se for grande, choveu muito, se for pequena, choveu pouco!

Vamos construir um medidor de chuva que nos permita dizer quanto choveu!

 

 

\begin{figure}
\begin{center}\mbox{\epsfig {file=medidor1.eps,height=8.5cm}}
\end{center}\end{figure}

 

 

 

Precisas de uma garrafa de plástico de refrigerante de 1,5 $\ell$. Corta a garrafa a cerca de dois terços de altura. Pega na parte de cima e volta a cortar de modo a ficares apenas com o funil. Cola o funil com fita adesiva à parte de baixo da garrafa, conforme indica a figura. Para poderes saber facilmente quanto choveu precisas de uma escala: um conjunto de traços todos à mesma distância uns do outros, numerados. Marca um traço grande com uma caneta de feltro de tinta não solúvel em água à distância de dois dedos do fundo da garrafa.

 

\begin{floatingfigure}{7.cm}
\begin{center}
\mbox{\epsfig {file=medidor2.eps,width=5.cm}}
\end{center}\end{floatingfigure}

 

Acima deste risco marca vários traços todos à mesma distância uns dos outros, por exemplo 1 cm. Ao lado do primeiro traço marca um `0'. Continua a numerar os traços de baixo para cima até todos os traços ficarem com um número em frente. Tens o teu medidor pronto!

Nos dias de chuva há, por vezes, muito vento. Como o teu medidor é leve, pode voar e entornar-se. Para que isso não aconteça põe a garrafa num vaso de barro com um buraco no fundo. Antes de deixares a garrafa ao ar livre deita água até à primeira marca, o 0. Como o fundo da garrafa é irregular pode dar medições erradas. Mas não te esqueças, quando medires a água da chuva só conta a água a partir do `0'!

 

 

\begin{figure}
\begin{center}\mbox{\epsfig {file=grafico.eps,height=8.5cm}}
\end{center}\end{figure}

 

 

 

Quando vierem os dias de chuva no Outono regista durante vários dias a chuva que cai. De manhã põe o medidor ao ar livre com água pela primeira marca. No dia seguinte à mesma hora vai buscá-lo. Mede a altura da água da chuva e regista-a numa folha de papel quadriculado: pinta dois quadradinhos para cada traço e um quadradinho se ficar no meio de dois traços. Depois deita fora a água, enche até à primeira marca e coloca o medidor novamente ao ar livre. Em que dia choveu mais?